Rede privada duplica chances de cursar faculdade, aponta IBGE
03 de janeiro de 2019
Pesquisa do instituto mostra que estudantes do ensino público têm apenas 35,9% de probabilidade de ingressar no ensino superiorUma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que os alunos da rede privada que completam o ensino médio têm mais que o dobro de probabilidade de entrar em uma faculdade, quando comparados aos estudantes da rede pública.
Para o instituto, a diferença entre os 79,2% e os 35,9% obtidos no levantamento pode ser explicada por diversos aspectos, e não apenas pela qualidade do ensino nas redes privada e pública. O perfil socioeconômico, diz o IBGE, também teria influência nos índices de aprovação, dado que a renda das famílias acaba limitando o acesso à educação em âmbitos que vão além do currículo escolar básico.
Do mesmo modo, na pesquisa, divulgada em dezembro passado, a desigualdade racial é compreendida como um fator de distanciamento: na rede privada de ensino, um aluno branco tem 81,9% de chances de ingressar no ensino superior, contra 71,6% de um aluno negro ou pardo.
- Aplicativos gratuitos que todo estudante deve ter antes de uma viagem escolar Aplicativos gratuitos como Google Maps e Kahoot facilitam a organização e aprendizado em viagens escolares.
- Cerrado brasileiro: a importância das excursões educativas para a compreensão da biodiversidade local Excursões ao Cerrado educam sobre biodiversidade e conservação, unindo teoria e prática em um bioma vital.
- Superando desafios culturais: lições de um intercâmbio escolar Desafios culturais em intercâmbios ensinam resiliência, empatia e comunicação intercultural, preparando cidadãos globais
- Aumente suas chances no mercado de trabalho com experiências internacionais Viagens internacionais desenvolvem habilidades essenciais como independência, resolução de problemas e comunicação.
- Por que as viagens escolares são essenciais para as profissões do futuro Viagens escolares desenvolvem habilidades essenciais como adaptabilidade, resolução de problemas e trabalho em equipe.
- Como uma viagem de estudos ao exterior pode impulsionar o futuro acadêmico e profissional dos alunos Estudar no exterior impulsiona a carreira, desenvolve habilidades globais e cria oportunidades únicas de networking.
- Viagens Culturais à Ásia: experiências Imersivas que enriquecem o conhecimento global Viagens culturais para Singapura e Dubai oferecem aprendizado prático e imersivo, combinando tradição, inovação e susten
- Comparação de currículos internacionais: o que levar em conta ao escolher um programa de intercâmbio Ao escolher um intercâmbio, considere currículo, metodologia e atividades extracurriculares.
- SD Student Travel realiza Encontro de Saberes 2024 Dois dias de treinamento, amizade e conexão genuínas
- Alunos do 9° ano EFAF embarcam em experiências educacionais no Florida Expedition Da Magia à Ciência: Aulas nos bastidores da Disney, visita à NASA e Workshop na Full Sail University